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| Dados Técnicos
Detalhes da construção do VW SP2
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Dimensões e Pesos |
Comprimento |
4212mm |
Altura |
1158mm |
Largura |
1610mm |
Distância entre chassi e chão |
149mm |
Distância entre os
eixos |
2400mm |
Distância entre as rodas |
à frente: 1342mm atrás: 1380mm |
Peso |
890Kg |
Carga Útil |
245Kg |
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Chassi
O chassi é de aço prensado. O túnel central do chassi é soldado a ponto e termina numa bifurcação, onde é montado o conjunto do motor e transmissão. O túnel central
contém: haste de comando da caixa de mudanças, cabos de comando do freio de estacionamento, tubulação de combustível, bem como cabos de comando para a embreagem, a válvula- borboleta do acelerador e o dispositivo de aquecimento interno.
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Motor
Está montado na traseira do carro, fixado por quatro parafusos à carcaça da transmissão, a qual,
por sua vez, está fixada por coxins de borracha na extremidade bifurcada do chassi. Os cilindros estão dispostos horizontalmente e opostos dois
a dois. Cada par de cilindros tem um cabeçote comum de metal leve. As válvulas, situadas nos cabeçotes, são comandadas por meio de tuchos e
balancins. A árvore de manivelas, livre de vibrações, de comprimento reduzido, com tempera especial nos moentes e munhões, gira apoiada em quatro munhões
e aciona a árvore de comando das válvulas por meio de engrenagens helicoidais. As bielas contam com casquilhos de chumbo-bronze e os pistões são fundidos
de uma liga de metal leve, com reforço de aço.
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1.Tubo de Admissão
2. Carburador
3. Válvula
4. Radiador de Óleo
5. Pistão
6. Distribuidor
7. Bomba de Gasolina
8. Filtro de Ar
9. Tubo de Ventilação do Cárter
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10.
Biela
11. Cilindro
12. Cabeçote
13. Vela de Ignição
14. Volante
15. Árvore de comando das válvulas
16. Filtro da bomba de óleo
17. Árvore de manivelas
18. Engrenagens de acionamento da árvore de comando das válvulas
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19.
Bomba de Óleo
20. Ventilador da Ventoinha
21. Carcaça da Ventoinha
22. Polia da Árvore de Manivelas
23. Silencioso
24. Bobina de Ignição
25. Câmara de Aquecimento do Ar
26. Termostato
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A mistura de ar com gasolina é feita por dois carburadores, um para cada par de cilindros, de jato
descendente e com bomba de aceleração. A bomba de óleo, de lubrificação forçada, é acionada pela árvore de comando das válvulas e impulsiona
o óleo através dos canais do cárter, fazendo-o chegar a todos os pontos que requerem lubrificação, depois de passar pelo radiador de óleo.
O arrefecimento a ar é realizado por meio de uma ventoinha, cujo ventilador, montado no prolongamento da árvore de manivelas está acoplado a uma
polia que aciona uma correia e transmite movimento ao alternador. O ar, aspirado pelo ventilador, é forçado pelas chapas defletoras,
de modo a envolver por todos os lados os cilindros, os quais, por sua vez, possuem aletas de resfriamento. Um termo-elemento contola
o fluxo de ar pelo motor.
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Motor |
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SP1 |
SP2 |
Cilindradas |
1584cc |
1678cc |
Potência Máxima (SAE) |
65 cv a 4600 rpm |
75 cv a 5000 rpm |
Torque (SAE) |
12 mkgf a 3000 rpm |
13 mkgf a 3400 rpm |
Diâmetro dos cilindros |
85,5 mm |
88 mm |
Curso do Pistão |
69 mm |
Razão de Compressão |
7,2 : 1 |
7,5 : 1 |
Folga das válvulas Admissão / Escapamento (motor frio) |
0,10 mm |
0,15 mm |
Capacidade do Cárter |
2,5 litros de óleo |
Carburador |
Solex 32 PDSIT |
Solex 34 PDSIT |
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Transmissão
1. Calço Dianteiro (coxim) de Borracha com Metal
2. Alavanca Seletora dos Garfos
3. Engrenagens da 4a Velocidade
4. Engrenagens da 3a Velocidade
5. Bujão Magnético de Escoamento do Óleo
6. Engrenagens da 2a Velocidade
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7. Engrenagens da 1a Velocidade
8. Pinhão
9. Engrenagem Satélite
10. Engrenagem Planetária
11. Árvore Primária
12. Colar de Embreagem
13. Eixo do Garfo da Embreagem
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A ligação entre o motor e a caixa de mudanças é realizada pela embreagem. Esta é constituída
de um único disco seco. Na mesma carcaça encontram-se as engrenagens das quatro marchas à frente e a da marcha à ré além do diferencial.
Todas as marchas para a frente são sincronizadas. As engrenagens destas marchas têm dentes helicoidais e, portanto, são silenciosas. A coroa
e o pinhão são engrenagens cônicas com dentes espirais. As semi-árvores são ligadas às engrenagens planetárias do diferencial por meio de
calços de articulação.
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Transmissão |
Caixa de Mudanças |
4 marchas sincronizadas a frente e 1 a ré |
Razão de Transmissão |
1a. |
1 : 3,80 |
2a. |
1 : 2,06 |
3a. |
1 : 1,32 |
4a. |
1 : 0,89 |
Marcha ré |
1 : 3,88 |
Razão de Transmissão do diferencial |
SP1:
1 : 4,125 |
SP2:
1 : 3,875 |
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Eixo dianteiro
O eixo dianteiro, parafusado à cabeça do chassi, é constituido por dois tubos de aço rigidamente unidos,
nos quais se encontram as barras de torção com os braços da suspensão pra as rodas dianteiras. Estas têm suspensão independente de tal forma
que seus braços formam paralelogramos, o que é de alta conveniência para dirigir o veículo, em qualquer tipo de estrada.
A caixa da direção, com setor e rosca sem fim, é ligada às rodas dianteiras através do braço de ligação e barras.
Eixo traseiro
O eixo traseiro é do tipo oscilante, com suspensão independente (barras de torção cilíndricas ajustáveis)
O estabilizador na supensão dianteira e barra compensadora traseira garantem a estabilidade do veículo nas curvas.
Amortecedores
Amortecedores telescópicos, de dupla ação, na frente e atrás, absorvem vibrações e oscilações do veículo.
O amortecedor da direção absorve as trepidações transmitidas ao volante.
Características Elétricas |
Bateria |
12 volts / 42 Ah |
Motor de partida |
12 volts / 0,7 cv |
Alternador |
com regulador de tensão, 14 volts / 35A max. |
Distribuidor |
com avanco automático (vácuo e centrífugo) |
Sequencia de ignição |
1-4-3-2 |
Regulagem da ignição |
10o antes do ponto morto alto |
Afastamento do platinado |
0,4mm |
Velas |
rosca de 14mm |
Afastamento dos eletrodos |
0,6 a 0,8mm |
Características Gerais |
Suspensão dianteira |
2 barras de torção (feixes) com estabilizador |
Suspensão traseira |
2 barras de torção (cilindricas) com barra compensadora |
voltas do volante, de batente a batente |
2,7 |
Diâmetro mínimo da curva |
cerca de 11,25m |
Rodas |
aro 5 1/2 J x 14 |
Pneus |
185 SR 14 |
Pressão dos pneus |
dianteiros: 17lbs traseiros: 22lbs |
Convergência (sem carga) |
2 a 4,5mm |
Observação: Mesmo com nosso máximo esforço em revisar todas as informações contidas nesta página, não nos responsabilizamos por eventuais erros.
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