Building
Details of VW SP2
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Dimensions
and Weights |
Length |
4212mm |
Height |
1158mm |
Width |
1610mm |
Distance between chassis
and ground |
149mm |
Distance between the
axes |
2400mm |
Distance
between the wheels |
ahead:
1342mm
behind: 1380mm |
Weight
|
890Kg |
Useful
load |
245Kg |
|
Chassi
O chassi é de aço prensado.
O túnel central do chassi é soldado a ponto e termina numa bifurcação,
onde é montado o conjunto do motor e transmissão. O túnel central
contém: haste de comando da caixa de mudanças, cabos de comando do
freio de estacionamento, tubulação de combustível, bem como cabos
de comando para a embreagem, a válvula- borboleta do acelerador e
o dispositivo de aquecimento interno.
|
Engine
Está montado na traseira do carro,
fixado por quatro parafusos à carcaça da transmissão, a qual, por sua vez,
está fixada por coxins de borracha na extremidade bifurcada do chassi. Os
cilindros estão dispostos horizontalmente e opostos dois a dois. Cada par
de cilindros tem um cabeçote comum de metal leve. As válvulas, situadas
nos cabeçotes, são comandadas por meio de tuchos e balancins. A árvore de
manivelas, livre de vibrações, de comprimento reduzido, com tempera especial
nos moentes e munhões, gira apoiada em quatro munhões e aciona a árvore
de comando das válvulas por meio de engrenagens helicoidais. As bielas contam
com casquilhos de chumbo-bronze e os pistões são fundidos de uma liga de
metal leve, com reforço de aço.
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1. Tubo
de Admissão
2. Carburador
3. Válvula
4. Radiador de Óleo
5. Pistão
6. Distribuidor
7. Bomba de Gasolina
8. Filtro de Ar
9. Tubo de Ventilação do Cárter
|
10.
Biela
11. Cilindro
12. Cabeçote
13. Vela de Ignição
14. Volante
15. Árvore de comando das válvulas
16. Filtro da bomba de óleo
17. Árvore de manivelas
18. Engrenagens de acionamento da árvore de comando das válvulas
|
19.
Bomba de Óleo
20. Ventilador da Ventoinha
21. Carcaça da Ventoinha
22. Polia da Árvore de Manivelas
23. Silencioso
24. Bobina de Ignição
25. Câmara de Aquecimento do Ar
26. Termostato
|
A mistura de ar com gasolina
é feita por dois carburadores, um para cada par de cilindros, de jato
descendente e com bomba de aceleração. A bomba de óleo, de lubrificação
forçada, é acionada pela árvore de comando das válvulas e impulsiona
o óleo através dos canais do cárter, fazendo-o chegar a todos os pontos
que requerem lubrificação, depois de passar pelo radiador de óleo.
O arrefecimento a ar é realizado por meio de uma ventoinha, cujo ventilador,
montado no prolongamento da árvore de manivelas está acoplado a uma
polia que aciona uma correia e transmite movimento ao alternador.
O ar, aspirado pelo ventilador, é forçado pelas chapas defletoras,
de modo a envolver por todos os lados os cilindros, os quais, por
sua vez, possuem aletas de resfriamento. Um termo-elemento contola
o fluxo de ar pelo motor.
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Engine |
|
SP1 |
SP2 |
Cilindradas |
1584cc |
1678cc |
Potência Máxima (SAE) |
65
cv a 4600 rpm |
75
cv a 5000 rpm |
Torque (SAE) |
12
mkgf a 3000 rpm |
13
mkgf a 3400 rpm |
Diâmetro dos cilindros |
85,5
mm |
88
mm |
Curso do Pistão |
69
mm |
Razão de Compressão |
7,2
: 1 |
7,5
: 1 |
Folga das válvulas
Admissão / Escapamento (motor frio) |
0,10
mm |
0,15
mm |
Capacidade do Cárter |
2,5
litros de óleo |
Carburador |
Solex
32 PDSIT |
Solex
34 PDSIT |
|
Transmissão
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1. Calço
Dianteiro (coxim) de Borracha com Metal
2. Alavanca Seletora dos Garfos
3. Engrenagens da 4a Velocidade
4. Engrenagens da 3a Velocidade
5. Bujão Magnético de Escoamento do Óleo
6. Engrenagens da 2a Velocidade
|
7. Engrenagens
da 1a Velocidade
8. Pinhão
9. Engrenagem Satélite
10. Engrenagem Planetária
11. Árvore Primária
12. Colar de Embreagem
13. Eixo do Garfo da Embreagem
|
Transmissão
A ligação entre o motor
e a caixa de mudanças é realizada pela embreagem. Esta é constituída
de um único disco seco. Na mesma carcaça encontram-se as engrenagens
das quatro marchas à frente e a da marcha à ré além do diferencial.
Todas as marchas para a frente são sincronizadas. As engrenagens destas
marchas têm dentes helicoidais e, portanto, são silenciosas. A coroa
e o pinhão são engrenagens cônicas com dentes espirais. As semi-árvores
são ligadas às engrenagens planetárias do diferencial por meio de
calços de articulação.
|
Transmissão |
Caixa de Mudanças |
4
marchas sincronizadas a frente e 1 a ré |
Razão
de Transmissão |
1a. |
1 :
3,80 |
2a. |
1 :
2,06 |
3a. |
1 :
1,32 |
4a. |
1 :
0,89 |
Marcha
ré |
1 :
3,88 |
Razão
de Transmissão do diferencial |
SP1:
1 : 4,125 |
SP2:
1 : 3,875 |
|
Eixo dianteiro
O eixo dianteiro, parafusado
à cabeça do chassi, é constituido por dois tubos de aço rigidamente unidos,
nos quais se encontram as barras de torção com os braços da suspensão
pra as rodas dianteiras. Estas têm suspensão independente de tal forma
que seus braços formam paralelogramos, o que é de alta conveniência para
dirigir o veículo, em qualquer tipo de estrada.
A caixa da direção, com setor
e rosca sem fim, é ligada às rodas dianteiras através do braço de ligação
e barras.
Eixo traseiro
O eixo traseiro é do tipo oscilante,
com suspensão independente (barras de torção cilíndricas ajustáveis)
O estabilizador na supensão dianteira
e barra compensadora traseira garantem a estabilidade do veículo nas curvas.
Amortecedores
Amortecedores telescópicos, de
dupla ação, na frente e atrás, absorvem vibrações e oscilações do veículo.
O amortecedor da direção absorve as trepidações transmitidas ao volante.
Eletrical Characteristics |
Battery |
12 volts / 42
Ah |
Start engine |
12 volts / 0,7
cv |
Alternator |
with tension
regulator, 14 volts / 35A max. |
Distributor
|
com avanco automático
(vácuo e centrífugo) |
Ignition sequence
|
1-4-3-2 |
Adjustment of
the ignition |
10o
antes do ponto morto alto |
Afastamento
do platinado |
0,4mm |
Velas |
rosca de 14mm |
Afastamento
dos eletrodos |
0,6 a 0,8mm |
General
Characteristics |
Suspensão dianteira |
2 barras de
torção (feixes) com estabilizador |
Suspensão traseira |
2 barras de
torção (cilindricas) com barra compensadora |
voltas do volante,
de batente a batente |
2,7 |
Diâmetro mínimo
da curva |
cerca de 11,25m |
Whells |
aro 5 1/2 J
x 14 |
Tires |
185 SR 14 |
Tires pressure |
dianteiros:
17lbs traseiros: 22lbs |
Convergência
(sem carga) |
2 a 4,5mm |
Observation: Even with our maximum
effort in revising all the information contained in this page, we didn't
take the responsibility for eventual mistakes.
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