O nível do óleo 

Deve ser verificado com o motor parado a mais de cinco minutos e com o veículo nivelado. O nível do óleo é satisfatório quando se acha entre as duas marcações da vareta de medição, mas nunca deve estar abaixo da marcação inferior. Para que a verificação seja perfeita, deve-se limpar a vareta antes de fazer a medição.
Se fôr necessário o reabastecimento de óleo, tenha em mente o seguinte: use sempre lubrificantes recomendados  pela Fábrica. A maioria dos óleos existentes hoje no mercado contém ingredientes químicos destinados a melhorar a qualidade da lubrificação, mas nunca se deve esquecer que a

mistura de diversos tipos de óleo não dá bom resultado.

Por isso, não recomendamos a mudança do tipo de óleo.

Correia do alternador

Sua função é acionar o alternador. Para a sua duração deve estar sempre em perfeito  estado e com a tensão correta. A verificação é muito simples: comprimida, a correia deve ceder cerca de 15 mm, porém, no máximo 20 mm (a). Por outro lado, não deve apresentar sinais de desgaste ou bordas desfiadas.

Antes de dar partida não se esqueça de verificar:

- o nível do óleo do motor
- a tensão da correia do alternador
- a gasolina existente no reservatório
- os freios

e, no caso de viajar à noite:

- o funcionamento dos faróis e demais luzes externas, bem como o estado da correia do alternador.

M1-p15-a.jpg M1-p15-b.jpg
Indice | Página Anterior | Próxima Página