COMO DIRIGIR O
SEU VEÍCULO
Não force o motor dirigindo em velocidades muito baixas.

É erro pensar que o motor novo se beneficia com o número de rotações mais baixo,

Não se preocupe. O seu veículo novo não precisa ser "amaciado".
O constante aperfeiçoamento do motor Volkswagen elevou-o à sua atual posição de destaque, dispensando qualquer recomendação a respeito do "amaciamento". Desde o primeiro momento v. poderá usar o veículo com toda a normalidade, empregando as marchas até os respectivos limites máximos de velocidade, de acordo com o quadro abaixo:
Atenção:

A vida do seu veículo, seu desempenho e funcionamento, dependerão fundamentalmente do seu modo de dirigí-lo. V. obterá o máximo do seu veículo se observar à risca essas normas:

Não acelere desnecessariamente o motor, quer esteja o veículo parado ou em movimento.

isto é trabalhando em velocidades reduzidas. O motor Volkswagen precisa de ar para o seu arrefecimento, e só o recebe quando o número de rotações for suficientemente alto. Tenha sempre em mente: o que prejudica o motor não é trabalhar em alta velocidade, mas a sobrecarga e o aquecimento excessivo.

Não demore para engatar uma velocidade mais baixa nas subidas.

Marcha Faixa de utilização Faixa econômica de utilização
km/h
rpm
km/h
rpm
0 - 31
-4200
-
-
0 - 36
-4600
-
-
19 - 57
1400 - 4200
19 - 49
1400 - 3550
20 - 67
1400 - 4600
20 - 60
1400 - 4120
33 - 90
1550 - 4200
33 - 76
1550 - 3550
35 - 105
1550 - 4600
35 - 94
1550 - 4120
52 - 149
1650 - 4430
52 - 113
1650 - 3550
55 - 161
1650 - 4750
55 - 139
1650 - 4120
Obs.: Os dados impressos em azul referm-se ao VW SP2 (1770 cm3)
Indice | Página Anterior | Próxima Página