Regulagem da folga das válvulas
As instruções a seguir só devem ser praticadas pessoalmente por v. em caso de
absoluta necessidade, quando não lhe for possível recorrer a um Revendedor Autorizado VW.
Por isso, só deve regular essa folga quando o motor estiver frio. Pode-se ver a disposição dos cilindros pelos algarismos de 1 a 4 estampados
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Nas chapas de cobertura. Realiza-se melhor a regulagem seguindo-se a ordem dos cilindros: 1,2,3 e 4. O pistão do cilindro, cujas válvulas estão sendo reguladas, deve achar-se no ponto morto alto, de seu percurso de compressão.
Se iniciar a regulagem pelo 1.º cilindro, é preciso girar a árvore de manivela - pela polia - no sentido anti-horário, até que ambas as válvulas estejam fechadas e até que a marca do momento da ignição, na polia, fique alinhada com o indicador de carcaça do motor. Desatarraxam-se as contraporcas dos parafusos de regulagem nos balancis. Depois de regulada a folga das válvulas, empregando-se um calibre de folga de 0,10 mm, aperta-se firmemente a contraporca e examina-se novamente a folga. Realiza-se de forma análoga a regulagem das folgas das válvulas nos cilindros restantes, girando-se cada vez a árvore de manivelas |
180º no sentido anti-horário.
Regulagem do distribuidor Uma regulagem mal feita do distribuidor pode trazer grandes aborrecimentos - rendimento insuficiente, consumo excessivo de gasolina e mesmo a danificação do motor. Por isso, em regra geral, tal regulagem deve ser realizada pelos Revendedores Autorizados VW. Regulagem da abertura dos platinados Retire a tampa do distribuidor, o rotor e o disco de vedação. Faça virar o eixo de cames do distribuidor - girando o motor - até que o came levante completamente o martelo do platinado. Desatarraxe o parafuso de fixação da bigorna do platinado e ajuste a distancia dos platinados a 0,40 mm, movendo a bigorna com uma chave de fenda; |
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