Para regulagem, proceder como segue:

1. Levante a roda e remova a tampa do orifício do prato do freio.

2. Usando uma chave de fenda como alavanca, gire a coroa dentada no sentido da seta, até a guarnição da sapata encostar levemente no tambor. Gire depois a coroa no sentido inverso cerca de 3 a 4 dentes, até que a roda gire livremente.

3. Repita a operação com a outra coroa dentada, fazendo-a girar em sentido inverso ao da primeira.

4. Regule da mesma maneira o freio da roda oposta.


Sangria do freio hidráulico

Antes de proceder à sangria, verifique a quantidade de óleo existente no reservatório.

Recomenda-se que a sangria seja feita por duas pessoas: uma atua nas rodas e a outra aciona o pedal do freio.

Proceder da seguinte forma:

1. Tire a coifa de proteção do parafuso de sangria do freio e adapte um tubo de borracha para sangrar os freios.

2. A extremidade livre do tubo deve ficar mergulhada num copo de vidro com óleo original VW para freios, até a metade. O copo deve ficar mais alto que o parafuso de sangria.

3. O pedal deve ser calcado e aliviado várias vezes, até oferecer resistência.
Segure o pedal nessa posição; solte o parafuso de sangria cerca de 1/2 volta, mantendo-o aberto até que o pedal alcance sua posição mais baixa, apertando-o a seguir. Repita a operação até que não saia mais bolhas de ar pela extremidade do tubo de sangria.

4. Tire o tubo de borracha e ponha novamente a coifa de proteção.

5. Repita a operação nas outras rodas. Se for necessário coloque mais óleo no reservatório.

6. Após terem sido sangrados as 4 rodas, recomendamos deixar o veículo

durante 1/2 hora em repouso, repetindo a seguir a sangria em todo o sistema, conforme indicações acima.

Devido às propriedades higroscópicas do óleo do freio recomendamos que o mesmo seja trocado e o sistema lavado com óleo novo a cada 2 anos. Esses serviços devem ser feitos pelos Revendedores Autorizados VW, pois requerem conhecimentos e equipamentos especiais.


Indice | Página Anterior | Próxima Página