![](/img/btnon5.jpg) | ![](/img/btlf3.jpg) | ![Conheça o VW SP2](/img/btknop.jpg) | ![](/img/btrg1.jpg) | ![](/img/btlf2.jpg) | ![História do VW SP2](/img/bthisp.jpg) | ![](/img/btrg2.jpg) | ![](/img/btlf.jpg) | ![Dados Técnicos](/img/bttecp.jpg) | ![](/img/btrg.jpg) | ![](/img/btlf.jpg) | ![Galeria de Fotos](/img/btgalp.jpg) | ![](/img/btrg.jpg) | ![](/img/btlf2.jpg) | ![Publicidade da Época](/img/btpubp.jpg) | ![](/img/btrg2.jpg) | ![](/img/btlf.jpg) | ![Meus VW SP2](/img/btmeup.jpg) | ![](/img/btrg.jpg) | ![](/img/btlf2.jpg) | ![Manual do Proprietário](/img/btmanp.jpg) | ![](/img/btrg2.jpg) | ![](/img/btlf.jpg) | ![Textos e Artigos](/img/bttexp.jpg) | ![](/img/btrg.jpg) | ![](/img/btlf.jpg) | ![Seu VW SP2](/img/btyoup.jpg) | ![](/img/btrg.jpg) | ![](/img/btlf.jpg) | ![Links](/img/btlinp.jpg) | ![](/img/btrg.jpg) | ![](/img/btnon6.jpg) | ![](/img/btmnu.jpg) | | ![](/img/bgbt3b.jpg) | ![](/img/bgbt1t.jpg) | Este site foi criado em 16 de abril de 1999. | ![](/img/bgbt1b.jpg) |
| Textos e Artigos
Reprodução do artigo publicado em 27/06/2007 no site Interpress Motor
http://www2.uol.com.br/interpressmotor/noticias/item18265.shl
Primeiro carro projetado no Brasil, SP2 faz 35 anos hoje
da Redação
![](/textos/15282.jpg)
![](/textos/15283.jpg)
![](/textos/15281.jpg)
Hoje faz 35 anos que o Volkswagen SP2, primeiro carro totalmente projetado no Brasil, começou a ser produzido. Naquela época havia poucos carros esportivos - dois exemplos eram o Karmann Ghia e o Puma. Para brigar no mercado com este último foi que a VW resolveu lançar esse novo modelo, que seria bastante moderno para a época. Desenhado por Senor Schiemann, sua frente foi feita à imagem e semelhança do europeu VW 412 (Type 4), como ocorreu ainda com Brasilia e Variant.
Seu nome se refere ao Estado de São Paulo e à versão 2 (de SP1 e SP2). Não faltou quem o classificasse como o mais belo Volkswagen já produzido. O modelo foi citado como exemplo de design ainda por Paul Fleming, ex-presidente da Volkswagen do Brasil. O modelo desenvolvia 65 cv (cavalos) de potência, acelerava de 0 a 100 km/h em 13 segundos e atingir 161 km/h - marcas que um carro 1.0 faz hoje, mas considerável quando pensamos em 35 anos atrás. "Era um esportivo bastante avançado para a época. Embora não fosse um grande conjunto mecânico, pois era mecânica Volkswagen, tinha um grande apelo esportivo", conta Luiz Carlos Secco, na época no "Jornal da Tarde", um dos primeiros jornalistas a dirigir o carro. O modelo deixou de ser fabricado em 1976.
Publicado em 27/06/2007
|