Partida com o motor frio
Antes de dar a partida com o motor frio deve-se pisar a fundo o pedal
do acelerador. Isto torna-se necessário, para que a mola bimetálica
possa fechar a válvula-borboleta do abafador. Uma vez ligada a
ignição deve-se acionar imediatamente o motor de partida.
Caso contrário, a válvula-borboleta do abafador abrir-se-á
prematuramente, devido à temperatura gerada pela espiral térmica,
que passa a receber corrente, através de um fio que liga a tampa
do abafador ao borne 15 da bobina, tão logo a ignição
é ligada. Muito cuidado! Quando v. der a partida com o veículo dentro da garagem, certifique-se de que |
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portas e janelas da garagem estejam abertas, assegurando suficiente arejamento e saída rápida dos gases de escapamento. Nunca
é demais lembrar que tais gases contém monóxido de carbono, incolor e inodoro, mas extraordinariamente venenosos.
Posições das marchas As posições das marchas estão reproduzidas na ilustração ao lado. Para engrenar a marcha à ré, v. deve empurrar para baixo, verticalmente, a alvanca de mudanças; em seguida movê-la para a esquerda e para trás. E não se esqueça: a marcha à ré somente deve ser engatada com o veículo parado. Não tenha receio de mudar a marcha para a velocidade inferior, nem evite fazê-lo quando necessário. Mais um conselho: nunca use o pedal da embreagem para descansar o pé enquanto dirige. |
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