Partida com o motor frio

Antes de dar a partida com o motor frio deve-se pisar a fundo o pedal do acelerador. Isto torna-se necessário, para que a mola bimetálica possa fechar a válvula-borboleta do abafador. Uma vez ligada a ignição deve-se acionar imediatamente o motor de partida. Caso contrário, a válvula-borboleta do abafador abrir-se-á prematuramente, devido à temperatura gerada pela espiral térmica, que passa a receber corrente, através de um fio que liga a tampa do abafador ao borne 15 da bobina, tão logo a ignição é ligada.

Muito cuidado!

Quando v. der a partida com o veículo dentro da garagem, certifique-se de que

M2-p28-a.jpg portas e janelas da garagem  estejam abertas, assegurando suficiente arejamento e saída rápida dos gases de escapamento. Nunca é demais lembrar que tais gases contém monóxido de carbono, incolor e inodoro, mas extraordinariamente venenosos.

Posições das marchas

As posições das marchas estão reproduzidas na ilustração ao lado. Para engrenar a marcha à ré, v. deve empurrar para baixo, verticalmente, a alvanca de mudanças; em seguida movê-la para a esquerda e para trás. E não se esqueça: a marcha à ré somente deve ser engatada com o veículo parado. Não  tenha receio de mudar a marcha para a velocidade inferior, nem evite fazê-lo quando necessário.

Mais um conselho: nunca use o pedal da embreagem para descansar o pé enquanto dirige.

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