CUIDADOS COM OS PNEUS
A pressão indicada para os pneus e sua relação com o desgaste já foram analizados na página 16. Esse ponto é de fundamental importância, mas há outros que não podem ser esquecidos.

A vida de um pneu depende, em grande parte, do modo de se dirijir o veículo.
Acelerações precipitadas, freadas bruscas e curvas em velocidade excessiva provocam o desgaste rápido dos pneus. O desajuste da suspensão e o desequilíbrio das rodas podem desgastar os pneus em pouco tempo.

Evite sempre sobrecarregar o veículo e proteja os pneus contra o sol forte, gasolina e óleo. Regule imediatamente a pressão do pneu da roda sobressalente quando seu uso se fizer necessário.
Rodas estáticas e dinamicamente bem equilibradas facilitam o dirigir e prolongam a vida dos pneus, sobretudo quando se trata de pneus que já sofreram reparos. Assim, é aconselhável balancear as rodas a cada 10.000 km percorridos, pois, as mesmas só se desequilibram depois de um percurso mais ou menos longo.

A roda sobressalente e as ferramentas de emergência encontram-se na mala do veículo. O macaco encontra-se sob a roda sobressalente.

Atenção: Antes de remover a roda sobressalente , não se esqueça de desligar a válvula automática do lavador do párabrisa.

Pneu furado

Trocar uma roda na estrada certamente não é coisa agradável. Entretanto, tal operação se tornará bem mais fácil se v. observar as instruções que se seguem.

1. Puxe o freio de estacionamento e calçe a roda oposta, a fim de evitar qualquer deslocamento.

2. Introduza o macaco no respectivo encaixe - no chassi, à frente da roda traseira. Coloque a barra de manejo no encaixe superior do macaco e acione verticalmente até que a base alcance o solo.

Retire a calota com auxílio do gancho do jogo de ferramentas e da barra de manejo.

3. Solte os parafusos da roda com a chave sextavada, enquanto o pneu estiver ainda no solo.

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