MANUTENÇÃO GERAL DO
VEÍCULO A Volkswagen do Brasil, lhe oferece uma extensa rede de Revendedores Autorizados, que dispõe de pessoal competente e devidamente treinado, com todas as ferramentas e aparelhos especiais necessários. Em qualquer região em que v. se encontre, a insígnia VW lhe fará lembrar de que pertence à grande comunidade dos proprietários Volkswagen. Ali v. receberá conselhos e auxílios rápidos e eficientes. Excepcionalmente, poderá acontecer que não lhe seja possível consultar um Revendedor Autorizado VW. Então, este resumo dos serviços gerais de manutenção de seu carro ser-lhe-á de grande utilidade. De qualquer forma, sempre que for possível, será melhor dirigir-se a um dos nossos Revendedores Autorizados. Estes cuidarão de seu carro com todo o carinho necessário. E assim v. poupará dinheiro, evitará perda de tempo e dissabores. |
Limpeza do filtro de ar
O filtro purifica o ar, eliminando o pó e todas as impurezas. Sua conservação, portanto, é especialmente importante nas regiões muito poeirentas. Um filtro sujo diminui o rendimento e a durabilidade do motor e aumenta o consumo de combustível. O filtro de ar do tipo banho de óleo deve ser limpo a cada troca de óleo do motor. Para isso remove-se o filtro, esvazia-se o óleo sujo contido na parte inferior, lava-se e enche-se com o mesmo tipo de óleo usado no motor, ou seja, óleo SAE 30, até a marca do nível. |
Em seguida, lava-se o elemento filtrante com querosene ou qualquer outro dissolvente e deixa-se secar.
Se rodar freqüentemente por estradas poeirentas, v. deve proteger o motor contra desgaste prematuro, limpando mais freqüentemente o filtro de ar. Em estradas de terra com elevado índice de poeira, recomendamos limpar diariamente o filtro de ar. Tensão da correia A função da correia, bem como a tensão correta, já foram analizadas na pág. 15. Para ajustar a correia, é necessário tirar a porca e a metade da polia do alternador. Ao apertar ou desapertar a porca, deve-se introduzir uma chave de fenda na abertura da metade posterior da polia, apoiando-a no entalhe superior da carcaça do alternador. O ajuste da tensão devida é efetuado pela retirada ou introdução das arruelas entre as metades da polia do alternador. Ao tirar as arruelas, estica-se; e ao introduzi-las, afrouxa-se a correia. É errado tanto esticar como afrouxar a correia excessivamente. Como as correias novas, a princípio, têm tendência a distender-se |
Indice | Página Anterior | Próxima Página |