Regulagem do distribuidor
Uma regulagem mal feita do distribuidor pode trazer grandes aborrecimentos - rendimento insuficiente, consumo excesso de gasolina e mesmo a danificação do motor. Por isso, em regra geral, tal regulagem deve ser realizada pelos Revendedores Autorizados VW. Regulagem da abertura dos Platinados Retire a tampa do distribuidor, o rotor e o eixo de cames do distribuidor - girando o motor - até que o came levante completamente o martelo do platinado. Desatarraxe o parafuso de fixação da bigorna do platinado e ajuste a distância dos platinados a 0,40 mm, movendo a bigorna com uma chave de fenda. Em seguida, aperte novamente o parafuso de fixação. No caso dos platinados estarem queimados ou gastos, limpe-os, o que será melhor. Unte ligeiramente com graxa a fibra do martelo do platinado. |
A tampa do distribuidor deve ser mantida bem limpa, externa e internamente, a fim de se evitarem correntes superficiais e curtos-circuitos.
Depois de qualquer regulagem da abertura dos platinados, é preciso verificar novamente o ponto de ignição. Regulagem do ponto de ignição A correta regulagem do ponto inicial de ignição é extremamente necessária para um bom rendimento do motor. O ponto é determinado em função da velocidade de queima da mistura (ar/gasolina) existente no cilindro. Alterando-se a regulagem recomendada, automaticamente, se estará alterando, também, a velocidade da queima. Isto poderá resultar em: queima de válvulas, perda de potência e também a possibilidade de aparecimento de pré-ignição e ignição expontânea, com consequente redução do tempo de vida útil do motor. Portanto regule o ponto inicial somente em Revendedores Autorizados VW, que além de mecânicos competentes e ferramental adequado utilizam os métodos de trabalho recomendados pela Fábrica. |
Verificação das velas
Tire a vela e verifique seu aspecto exterior: o aspecto dos elétrodos e dos isoladores presta informações suficientes sobre a condição e a regulagem do motor. Pardo: boa carburação e bom funcionamento da vela; Negro: carburação excessivamente rica; Cinzento-Claro: carburação excessivamente pobre; Abundância de óleo a vela não funciona, os anéis de segmento do pistão não vedam bem. Para limpar as velas use uma escova e uma apara de madeira, assoprando-a em seguida. Deve-se também manter bem limpos e secos os isoladores das velas, evitando-se assim curtos-circuitos ou correntes superficiais. Verifique o afastamento dos elétrodos (0,6-0,8 mm) e, se for necessário, torne a regulá-los dobrando ligeiramente o elétrodo da "massa". Não esqueça de recolocar os anéis de vedação das velas. A duração média das velas é em geral de 15.000 km. |
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