Artigo publicado na revista Auto Esporte, edição no. 91 (maio de 1972)
"O mais novo carro brasileiro vai deixar esta mês a secreta denominação de Projeto X e surgir nos revendedores autorizados com o nome de Volkswagen Esporte, com o seu estilo inédito para o mercado nacional, faróis duplos, frente igual a toda linha dos carros Volkswagen, conforto exclusivo para duas pessoas, bom desempenho e preço ao alcance de uma grande faixa de usuários de bom gosto. Será o primeiro lançamento do ano, entre os que todas as fábricas preparam, na sua constante luta pela conquista do mercado e pela revolução dos padrões técnicos da indústria. E poderá provocar muitas mudanças na faixa dos carros esportes, atingindo a Puma e a Karmann-Ghia, fábricas menores que dedicam todos os seu esforços nesse campo limitado da indústria de veículos. Um automóvel de apenas dois lugares, com linhas próprias dos autênticos e agressivos modelos europeus, deixará de ser o modelo de estudo, com a Volkswagen, apresentou na Feira da Indústria Alemã, durante o ano passado para se construir na primeira atraço do ano. Com sua carroçaria de chapa, estilo aerodinâmico, traseira arredondada, faixas laterais, rodas de magnésio e mec&acir;nica tradicional Volkswagen, pode ser encomendado já, pelos que desejam possuir um carro de gosto quase exclusivo. Por aproximadamente 25.000 cruzeiros, 30 brasileiros por dia poderão ter o privilégio de o adquirir, para atingir velocidade até 172 quilômetros por hora ou atingir 100 quilômetros em apenas 13 segundos. Além do estilo inédito para o Brasil, esse novo carro trará, como novidade principal, uma modificação no bloco do tradicional motor Volkswagen, elevando sua capacidade cúbica para 1.700cm3, de uma forma resistente, sem comprometer a sua durabilidade. Mantendo a sua tradição, a Volkswagen procura guardar em grande sigilo as informações sobre o carro. Mas ele será vendido a partir deste mês as características apresentadas pela Volkswagen na Feira da Indútria Alemã. Externamente, com faixas laterais duplas e horizontais. A mais larga, com finos frisos cromados, escondem quatro tomadas de ar. Duas na frente, para refrigeração dos freios a disco, e duas atrás, para auxiliar a refrigeração do motor. Os pára-choques são envolventes, com o dianteiro apresentando apenas uma lâmina, com luzes de sinalização embutidas, e o traseiro, formado por duas lâminas, separadas pela placa de identicação do carro. Acima de cada um deles e fazendo parte da faixa lateral mais larga, as lanternas de sinalização, também envolventes, para acompanhar o estilo do automóvel. Duas amplas portas permitem o acesso ao interior bem luxuoso e duas tampas permitem a utilização dos porta-malas. Na frente, o convencional da linha Volks, com razoável espaço de sobra, pela colocação da roda sobressalente. Atrás, amplo espaço para bagagens, possível com o aproveitamento do estilo da carroçaria e com a instalação do motor de ventoinha horizontal. Esse porta-malas traseiro é acessível pelo interior do carro ou pela porta que se abre para cima e sustentada por duas hastes telescópicas, para que permaneça aberta. Muito luxuoso, o interior do carro agrada bastante. Bancos individuais e reclináveis, com regulagem do assento. São revestidos em couro e possuem encosto para cabeça do motorista e acompanhante, para viagens mais tranqüilas e confortáveis. Atrás dos bancos e no assoalho, revestimento de preto. As alavancas de mudanças e freio de estacionamento são curvas e dotadas de revestimento de jacarandá. Estão em boa posição, assim como os comandos, reunidos num console central, onde estão também o rádio e o cinzeiro, com acendedor. Nas extremidades do painel estão as saídas de ar frio e quente. E, bem à frente do motorista, conta-giros, velocímetro com odômetro, marcador de gasolina, amperagem, temperatura do óleo e relógio elétrico. A carroçaria moderna esconde a plataforma igual à da perua Variant e esconde também o motor, de instalação traseira, com ventoinha horizontal. Um motor de 1.700 cm3 de cilindrada, potência aproximada de 80 HP, que permite ao carro atingir a velocidade máxima de 172 quilômetros por hora. E também um motor que, pela boa relação de marchas que o câmbio de 4 velocidades possui, permite atingir 100 por hora , em apenas 13 segundos, apesar do peso de aproximadamente 890 quilos. As rodas são de magnésio de tala 5,5 e aro de 14 polegadas. Os pneus são radiais, como todo bom carro esportivo, com medidas 185 x 14, especiais para alta velocidade. Freios hidráulicos, a disco nas rodas dianteiras e a tambor nas traseiras, com duplo circuito, para maior segurança."
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