O seguinte vem de VW Motoring revista, 1993 de março, e é Neil Birkitt (agora o editor) próprio visões no SP-2. SP2 Um do Poucos " Brasil, um dos últimos lugares seguros de produção de VW refrigerados a ar durante os anos oitenta é famoso para sua proliferação de bodied especial VWs. Muitos, como o SP2 visto aqui, era ofertas de fábrica; outros eram com carroceria em fibra de vidro em mecanica de VW, mas construiu como carros de produção em lugar de carros de equipamento.

O SP2, dos ano setenta cedo, pode ser bem os melhor conhecidos do tipo anterior - um exemplar reside no museu de Wolfsburg - mas também é um do mais raro, especialmente em costas estrangeiras. É acreditado que produção total tem sido ao redor 10,200 quais são conhecidos só aproximadamente 600 para ter sido exportado.

Dado que o carro era com carroceria de aço, em lugar de fibra de vidro, e determinado aquele até mesmo no Brasil chove (e quando faz que verte!) então leva pouca imaginação para perceber que muito poucos desses construiu terá sobrevivido a este dia. Durante uma visita de três-semana para o Rio de Janeiro em 1990 de novembro eu vi só dois exemplos um dos quais eram desamparados considerando que o Puma e Brasília eram comuns (mesmo!).

O SP2 era o resultado do termo de Rudolf Leiding como cabeça de VW faça Brasil. Leiding era responsável para atualizar o Tipo brasileiro 3 gama entre outro trabalho, e quando ele voltou à Europa que ele era instrumental em um restyling semelhante do VW 411 produzir os 412 em 1973.

O desenho de SP2 era o trabalho de Senor Schiemann, depois de ter começado vida no estirador dentro, 1970 de novembro. Leiding foi impressionado assim com o desígnio que ele comissionou um protótipo para ser construído para a exposição de comércio em San Paulo em 1971 de março. A produção seguindo modelo em 1972 de junho; ofereceu em duas versões - o SP1 com 1600cc 54bhp máquina e o SP2 com a 1700cc 63bhp máquina. O anterior foi derrubado logo devido a sua falta de desempenho.

O SP2 está baseado no Tipo 3 floorplan, enquanto usando Besouro eixo dianteiro com freios de disco e eixo de balanço suspensão traseira com a Z barra carga que compensa fonte. O Tipo 3 ' máquina de pancake' foi aumentada 1679cc pelo uso de 88mm pistões e barris, com uma ração de compressão de 7.5:1, e era fuelled por gêmeo 34 PDSIT carbs de Solex. O resultar 63bhp a 5,000 rpm era suficiente empurrar o carro a uma velocidade de topo de 100mph e de 0 a 60mph em ao redor 15 segundos - não exatamente terra quebrando, mas desempenho bem respeitável para um VW naquele momento. Uma característica incomum do Tipo brasileiro 3 máquina foi um 35 alternador de ampère que modelos europeus usaram um 30 dínamo de ampère.

O carro tem a mesma engrenagem como um recente Besouro de GT modelo de 1303S, com uma relação de passeio final de 3.875:1 e teve 185 seção pneus radiais (Pirelli Cinturato) provido a 5½J x 14 rodas de aço.

O todo o bodywork de aço é um crédito aos estilistas no departamento de desígnio brasileiro e ainda parece moderno e atraente iguale hoje. Um 2 cupê de seater, com espaço para bagagem na área de assento traseira, o carro é de fato um hatchback - a janela traseira ergue até acesso de ganho a uma área carregando rasa com uma 7.3 capacidade de ft de cu. A frente ' boot' é largamente levado para cima pela roda excedente, mas retém uma 5 capacidade de ft de cu adicional. Os faróis são notavelmente semelhantes a esses da Brasília e europeu 412 - aquele homem Leidling novamente.

O carro estava só 1158mm alto, menos que Karmann Ghia ou Porsche 914, com uma liberação de chão de 149mm. Comprimento é 4212mm, largura 1610mm e é citado peso líquido às 890kg.

O carro caracteriza pára-choques de borracha de wraparound, e luzes de rabo que alinham com um padrão de quatro faixas vermelhas que correm abaixo os lados do carro. Umas louvred parte traseira painel coberturas o esvazie sistema, e aberturas atrás da abertura janelas traseiras provêem ar refrescante à máquina.

Dentro de, o chão-montado vinil-aparou reclinando assentos de balde se sente na frente de um painel de colisão de wraparound que mora uns 200kph (120mph) speedo e 6000rpm tacho, com medida de combustível, amperímetro, óleo, medida de temperatura e relógio organizaram em um quadrado sobre o consolo de centro. Debaixo destes estão o rádio e um painel de interruptor, enquanto um painel removível mora a tábua de fusível na frente da alavanca de engrenagem controlada de madeira. Há ar fresco de tunnelled desabafa a cada lateral da colisão e um fã de dois-velocidade.

Um prato fundo três roda de direção de raio é provida, com controles de coluna para os indicadores, flashers de headlamp e trapos de dois-velocidade com facilidade intermitente. O trapo arma use um arranjo de pantograph incomum para maximizar a área " varrida.

Principal | Conheça o SP2 | História | Dados Técnicos | Galeria de Fotos | Publicidade da Época | Meus SP2 | Manual do Proprietário | Compra e Venda | Textos | Seu SP2 | Links