A história do meu
SP2 1974, futuro SP3
Este SP2 Amarelo é a maior demonstração que o
"vírus do antigomobilismo" e o "vírus
da ferrugem" me contagiaram. Encontrei este carro estacionado
em uma rua no bairro do Ipiranga, em São Paulo, e conversei com o
proprietário. Ele, que é uma pessoa simples e humilde, não se interessa
por carros antigos, possuia este SP2 para transportar mercadorias
(ele é vendedor ambulante de hot-dog) e não tinha nenhum plano para
o futuro do carro. Estava usando o carro até que ele simplesmente
se acabasse ou que a policia de trânsito o recolhesse para o
pátio.
Todas as fotos foram feitas
em dezembro de 1999, e clicando sobre elas você poderá aumentá-las.
Inicialmente, fiz um acordo
com ele e recolhi o carro em minha garagem, ao mesmo tempo que coloquei
um anúncio aqui no VW SP2 Web Site. Porém, o tempo
foi passando e pouquíssimas pessoas se interessaram. O antigo
proprietário começou a me pressionar para que ou vendesse
logo o carro ou o desse de volta. Como
sabia que, caso eu devolvesse,
seria um SP2 a menos no mundo, acabei eu mesmo comprando o carro.
Na verdade o que fiz foi um "rolo": tirei o sistema de
som que eu tinha no Fusca 1978 mais um forno micro-ondas.
De posse da documentação
do SP2, o próximo passo foi contatar o antigo proprietário,
o que estava no documento (o carro passou por vários donos
mas ninguém fazia a transferência). Não foi
nada fácil. O endereço que constava no registro do
automóvel era um galpão abandonado em Carapicuiba/SP.
Depois de muita pesquisa, cheguei ao endereço atual dele,
em Barueri/SP, na Grande São Paulo. Tratava-se de um japonês,
que havia comprado o carro semi-novo, e ficou por vários
anos. Seu sobrinho, um rapaz de aproximadamente 20 anos, aprendeu
a dirigir neste SP2. Ficaram surpresos e chateados ao verem as fotos
do estado atual do carro, e disseram: "Quando o SP2 estava
conosco, não havia nada para fazer, o único defeito
que ele tinha era no pino que fecha o capô do porta-malas."
Agora o SP2 está
guardado para, no futuro, ser totalmente desmontado e restaurado.
Acredito que é economicamente inviável tentar fazer
uma restauração original, portanto, a única
saída será transformá-lo em uma réplica
do SP3.
Clique nas imagens para
ampliá-las.
|