Freios - verificação e regulagem

O freio de serviço é hidraulico, de duplo circuito, sendo um para as rodas dianteiras (à disco) e outro para as rodas traseiras (tambor) de ação direta sobre as quatro rodas.

A cada 5.000 km deve ser verificada a espessura das guarnições. A espessura não deve ser menor que 2,0 mm no freio a disco e 2,5 mm no freio a tambor. A verificação do desgaste das guarnições do freio traseiro é feita olhando-se pelos orifícios de inspeção, localizados no prato do freio. Ao mesmo tempo devem ser examinados todos os tubos e conexões quanto a vazamento e danificações. Tubos danificados devem ser substituídos.

Se v. apertar o pedal do freio até o fundo e não sentir resistência, senão a de uma mola, é sinal de que entrou ar na tubulação do freio hidráulico, sendo necessário sangrar o sistema.

O reservatório de óleo do cilindro-mestre localiza-se na mala do veículo, na lateral esquerda do painel dianteiro.

O mesmo deve estar abastecido com 3/4 de sua capacidade. Deve-se usar apenas óleo Original VW.

Antes de reabastecer ou verificar o nível, limpe bem a área em volta do bocal de enchimento.

Evite qualquer derramamento, pois o óleo ataca a pintura.

Regulagem do freio hidráulico - rodas traseiras.

As sapatas do freio são reguladas individualmente através do orifício de regulagem do prato do freio. Para ajustar as sapatas é necessário soltar o freio de estacionamento.

Antes e depois da regulagem é recomendável apertar fortemente o pedal do freio para centralizar as sapatas, ou seja, para que as mesmas fiquem bem adaptadas ao tambor.

Devido às propriedades higroscópicas do óleo do freio recomendamos que o mesmo seja trocado e o sistema lavado com óleo novo a cada 2 anos. Esses serviços devem ser feitos pelos Revendedores Autorizados VW, pois requerem conhecimentos e equipamentos especiais.

NOTA: Como medida de segurança recomendamos verificar a espessura das guarnições do freio a disco a cada 2.500 km.

Serviços de regulagem só são permitidos nas sapatas do freio traseiro, quando a folga entre esta e o tambor for muito grande, o que é notado quando o curso do pedal for muito grande antes de produzir freagem. As sapatas do freio a disco ajustam-se automaticamente em relação ao desgaste, após cada acionamento do pedal.

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